sábado, 28 de maio de 2011

Origens de O Evangelho Segundo Lucas - programa 7


OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA DESTA SEMANA, CLIQUE NO PLAY (SETINHA) DA FIGURA BAIXO :

PARA BAIXAR NO SEU COMPUTADOR O ARQUIVO DE ÁUDIO DO PROGRAMA CLIQUE AQUI

# Estando em Trôade, com Silas e Timóteo, Paulo de Tarso tem a grata alegria de reencontrá-lo, numa casa de comércio, a fazer compras. Lucas (como o conhecemos) fala ao amigo que há dois anos, trabalha em uma embarcação que se encontra a caminho da Samotrácia.
 #  Ao saber do projeto de viagem de Paulo à Macedônia e da inexistência de recursos para o custeio do percurso, Lucano se dispõe a pagar todas as despesas. Não é rico, mas tem proventos.
# Como sua mãe já houvesse partido para a esfera espiritual, o Apóstolo dos gentios o convida a se dedicar inteiramente ao trabalho do Mestre Jesus. No dia seguinte, ele já estava participando da equipe de Paulo. Licenciou-se, por um ano, dos serviços médicos no navio, apresentando um substituto, para conseguir seu intento.
# Seguidor de Paulo, conheceu o Apóstolo dos Gentios em Antioquia, utiliza várias vezes o “nós”, referindo-se a Paulo. A ele associou-se desde as primeiras pregações na Grécia, acompanhou-o na sua visita final à Palestina, e também na viagem a Roma.
# De forma intermitente, embora, Lucas segue o amigo. Em Jerusalém, quando o ex-rabino está sendo apedrejado, ele não hesita em comparecer perante as autoridades romanas, solicitando-lhes a interferência e, assim, impedindo o suplício. Nos anos finais de Paulo, lhe constitui o esteio moral e físico, vivendo ambos sob o terror implantado por Tigelino, ao tempo do Imperador Nero, em Roma
# Na 2.ª  Carta de Paulo (4:11) a Timóteo, Paulo escreve “só Lucas está comigo”. Paulo na sua prisão havia sido abandonado por todos, menos Lucas.
# Livro “Paulo e Estevão” -  Ditado pelo espírito Emmanuel ao médium Francisco Cândido Xavier - Capítulo  “MARTÍRIO EM JERUSALÉM”:
“À vista disso, embora respeitado pela franqueza e lealdade, Paulo houve de amargar dois anos de reclusão em Cesaréia, tempo esse aproveitado em relações constantes com as suas igrejas bem-amadas. Inumeráveis mensagens iam e vinham, trazendo consultas e levando pareceres e instruções.
A esse tempo, o ex-doutor de Jerusalém chamou a atenção de Lucas para o velho projeto de escrever uma biografia de Jesus, valendo-se das informações de Maria; lamentou não poder ir a Éfeso, incumbindo-o desse trabalho, que reputava de capital importância para os adeptos do Cristianismo.
O médico amigo satisfez-lhe integralmente o desejo, legando à posteridade o precioso relato da vida do Mestre, rico de luzes e esperanças divinas.
Terminadas as anotações evangélicas, o espírito dinâmico do Apóstolo da gentilidade encareceu a necessidade de um trabalho que fixasse as atividades apostólicas logo após a partida do Cristo, para que o mundo conhecesse as gloriosas revelações do Pentecostes, e assim se originou o magnífico relatório de Lucas, que é — Atos dos Apóstolos.”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário