domingo, 22 de maio de 2011

Origens de O Evangelho Segundo Lucas - programa 6


OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA DESTA SEMANA, CLIQUE NO PLAY (SETINHA) DA FIGURA BAIXO:

PARA BAIXAR NO SEU COMPUTADOR O ARQUIVO DE ÁUDIO DO PROGRAMA CLIQUE AQUI



# Atos dos Apóstolos, 11:26

"e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."

# Livro “Paulo e Estevão”, Ditado pelo espírito Emmanuel ao médium Francisco Cândido Xavier. Capítulo “LABORES APOSTÓLICOS”:

“A instituição fora iniciada por discípulos de Jerusalém, sob os alvitres generosos de Simão Pedro.”

“Antioquia era dos maiores centros operários.” “Não faltavam contribuintes para o custeio das obras [...] entretanto, escasseavam os legítimos trabalhadores do pensamento.” [...]

[...] “A instituição de Antioquia era, então, muito mais sedutora que a própria igreja de Jerusalém. Vivia-se ali num ambiente de simplicidade pura [...]. Havia riqueza, porque não faltava trabalho. Todos amavam as obrigações diuturnas, aguardando o repouso da noite nas reuniões da igreja, qual uma bênção de Deus.” [...]

“A união de pensamentos em torno de um só objetivo dava ensejo a formosas manifestações de espiritualidade. Em noites determinadas, havia fenômenos de ‘vozes diretas’”

“A igreja tornou-se venerável por suas obras de caridade e pelos fenômenos de que se constituíra organismo central – Viajantes ilustres visitavam-na cheios de interesse.”

“Os mais generosos faziam questão de lhe amparar os encargos de benemerência social. Foi aí que surgiu, certa vez, um médico muito jovem, de nome Lucas.

De passagem pela cidade, aproximou-se da igreja animado por sincero desejo de aprender algo de novo.”

[...] “Sua atenção fixou-se, de modo especial, naquele homem de aparência quase rude, que fermentava as opiniões, antes que Barnabé empreendesse a abertura dos trabalhos.”

“Aquelas atitudes de Saulo, evidenciando a preocupação generosa de ensinar e aprender simultaneamente, impressionaran-no a ponto de apresentar-se ao ex-rabino, desejoso de ouvi-lo com mais frequência.

— Pois não — disse o Apóstolo satisfeito —, minha tenda está às suas ordens. E enquanto permaneceu na cidade, ambos se empenhavam diariamente em proveitosas palestras, concernentes ao ensino de Jesus.” [...]

[...] “Na véspera de partir, fez uma observação que modificaria para sempre a denominação dos discípulos do Evangelho.

Barnabé havia terminado os comentários da noite, quando o médico tomou a palavra para despedir-se. Falava emocionado e, por fim, considerou acertadamente:

— Irmãos, afastando-me de vós, levo o propósito de trabalhar pelo Mestre, empregando nisso todo o cabedal de minhas fracas forças. Não tenho dúvida alguma quanto à extensão deste movimento espiritual. Para mim, ele transformará o mundo inteiro. Entretanto, pondero a necessidade de imprimirmos a melhor expressão de unidade às suas manifestações.

Quero referir-me aos títulos que nos identificam a comunidade. Não vejo na palavra “caminho” uma designação perfeita, que traduza o nosso esforço, Os discípulos do Cristo são chamados viajores”, “peregrinos”, “caminheiros”.

Mas há viandantes e estiadas de todos os matizes. O mal tem, igualmente, os seus caminhos.

Não seria mais justo chamarmo-nos — cristãos — uns aos outros?

Este título nos recordará a presença do Mestre, nos dará energia em seu nome e caracterizará, de modo perfeito, as nossas atividades em concordância com os Seus ensinos. A sugestão de Lucas foi aprovada com alegria geral” [...]

[...] O alvitre de Lucas estendeu-se rapidamente a todos os núcleos evangélicos, inclusive Jerusalém, que o recebeu com especial simpatia. Dentro de breve tempo, em toda parte, a palavra “cristianismo” substituía a palavra caminho.

A igreja de Antioquia continuava oferecendo as mais belas expressões evolutivas. De todas as grandes cidades afluíam colaboradores sinceros. As assembleias estavam sempre cheias de revelações.”[...]



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário