O NOVO TESTAMENTO - TRADUÇÃO "BÍBLIA DE JERUSALÉM"
LUCAS (O EVANGELHO SEGUNDO), CAPÍTULO 4 : VERSÍCULO 14 – JESUS INAUGURA SUA PREGAÇÃO
MINISTÉRIO DE JESUS NA GALILÉIA
Jesus Inaugura sua pregação
14 [Jesus voltou então para a Galiléia], com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha.
PREÂMBULO (continuação)
Revelações históricas contidas nos livros do espírito Irmão X (Humberto de Campos), psicografia de Francisco Cândido Xavier: análise de estilo, mecânica, conteúdo e problemas de "filtragem mediúnica".
Crítica Bíblica é o "estudo e a investigação das escrituras bíblicas que procura discernir e discriminar julgamentos sobre essas escrituras".
As quatro abordagens aos estudos do Novo Testamento:
a) Crítica da Forma
b) Crítica das Fontes
c) Crítica da Redação
d) Gênero Literário
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Ordenação “Teórica” dos Capítulos de Boa Nova
a) Capítulos de relevância redacional
b) Capítulos de relevância histórica
c) Capítulos de relevância teológica
Capítulos de relevância redacional
Cap. 7 – “A Luta Contra o Mal”
Cap. 10 – “Perdão”
Cap. 11 – “O Sermão do Monte”
Cap. 13 – “Pecado e Punição”
Cap. 17 – “Jesus na Samaria”
Cap. 18 – “A Oração Dominical”
Cap. 22 – “Mulher e Ressureição”
Cap. 23 – “O Servo Bom”
Exemplos: Cap. 18 – “A Oração Dominical”
Confirma a disposição cronológica do ensinamento da passagem segundo Lc, 11:1-4 – deslocando-a do Sermão da Montanha – porém, confirma a redação da oração segundo a narrativa de Mt, 6:9-13.
Capítulos de relevância histórica
Cap. 1 – “Boa Nova”
Cap. 2 – “Jesus e o Precursor”
Cap. 3 – “Primerias Pregações”
Cap. 5 – “Os Discípulos”
Cap. 8 – “Bom Ânimo”
Cap. 9 – “Velhos e Moços”
Cap. 15 – “Joana de Cusa”
Cap. 16 – “O Testemunho de Tomé”
Cap. 20 – “Maria de Magdala”
Cap. 25 – “A Última Ceia”
Cap. 26 – “A Negação de Pedro”
Cap. 27 – “A Oração do Horto”
Cap. 28 – “O Bom Ladrão”
Cap. 29 – “Os Quinhentos da Galiléia”
Cap. 30 – “Maria”
Exemplo: Cap. 2 – “Jesus e o Precursor”
a) conta detalhes da infância de Jesus.
b) descreve o relacionamento familiar de Jesus.
c) confirma a tradição cristã de Jesus como carpinteiro dos 12 anos ao início do seu ministério (conforme Lc, 2:48-52)
Exemplo: Cap. 25 – “A Última Ceia”
a) confirma que a “última ceia” ocorreu no “primeiro dia das festas da Páscoa” (dia 14 de Nissam, que abre a festa dos pães asmos).
b) Relata que Judas Iscariotes estava presente na conversa íntima e final que Jesus teve com os discípulos.
c) redacionalmente, resolve os anacronismos que ocorrem entre as narrativas da última ceia de Mt, 26:17-30 / Mc, 14:12-26 / Lc, 22:1-27 / Jo, 13:1-31.
Capítulos de relevância interpretativa
Cap. 4 – “A Família Zebedeu”
Cap. 6 – “Fidelidade a Deus”
Cap. 12 – “Amor e Renúncia”
Cap. 14 – “A Lição a Nicodemos”
Cap. 19 – “Comunhão com Deus”
Cap. 21 – “A Lição da Vigilância”
Cap. 22 – “Mulher e Ressureição”
Cap. 24 – “A Ilusão do Discípulo”
Exemplos: Cap. 14 – “A Lição a Nicodemos”
a. aborda, além do conceito farisaico sobre ressurreição/reencarnação, temas centrais da interpretação da Toráh, tais como o “Shemá”.
b) Deuteronômio, 6:4-9 - 4Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. 6E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; 7e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. 8Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. 9E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
c) Êxodo, 20:1-17 (Deut, 5:6-21) - 1Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3Não terás outros deuses diante de mim. 4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, 10mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou. 12Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 13Não matarás. 14Não adulterarás. 15Não furtarás. 16Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
d) Levítico, 19:18 - 18Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
e) Mateus, 22:37-40 - 37E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38Este é o primeiro e grande mandamento. 39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
f) Marcos, 12:30-33 - 30Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 32E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus e que não há outro além dele; 33e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
g) Mateus, 5:23-25 - 23Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. 25Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
h) INTERPRETAÇÃO: Livro “Boa Nova”, Irmão X/Francisco Cândido Xavier, Capítulo “A LIÇÃO A NICODEMOS”:
[...] “André sentiu que uma nova compreensão lhe felicitava o espírito simples e perguntou:
- Mestre, já que o corpo é como que à roupa material das almas, por que não somos todos iguais no mundo? Vejo belos jovens, junto de aleijados e paralíticos...
- Acaso não tenho ensinado - disse Jesus - que tem de chorar todo aquele que se transforma em instrumento de escândalo? Cada alma conduz consigo mesma o inferno ou o céu que edificou no âmago da consciência. Seria justo conceder-se uma segunda veste mais perfeita e mais bela ao espírito rebelde que estragou a primeira? Que diríamos da sabedoria de Nosso Pai, se facultasse as possibilidades mais preciosas aos que as utilizaram na véspera para o roubo, o assassínio, a destruição? Os que abusaram da túnica da riqueza vestirão depois as dos 1 âmulos e escravos mais humildes, como as mãos que feriram podem vir a ser cortadas.
- Senhor, compreendo agora o mecanismo do resgate - murmurou Tiago, externando a alegria do seu entendimento. - Mas, observo que, desse modo, o
Mundo precisará sempre do clima do escândalo e do sofrimento, desde que o devedor, para saldar seu débito, não poderá fazê-lo sem que outro lhe tome o lugar com a mesma dívida.
O Mestre apreendeu a amplitude da objeção e esclareceu os discípulos, perguntando:
- Dentro da lei de Moisés, como se verifica o processo da redenção?
Tiago meditou um instante e respondeu:
- Também na lei está escrito que o homem pagará 'olho por olho, dente por dente".
- Também tu, Tiago, estás procedendo como Nicodemos - replicou Jesus com generoso sorriso. - Como todos os homens, aliás, tens raciocinado, mas não tens sentido. Ainda não ponderaste, talvez, que o primeiro mandamento da lei é uma determinação de amor. Acima do "não adulterarás", do "não cobiçarás", está o "amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração e de todo o entendimento". Como poderá alguém amar o Pai, aborrecendo-lhe a obra?
Contudo, não estranho a exigüidade de visão espiritual com que examinaste o texto dos profetas. Todas as criaturas hão feito o mesmo. Investigando as revelações do céu com o egoísmo que lhes é próprio, organizaram a justiça como o edifício mais alto do idealismo humano. E, entretanto, coloco o amor acima da justiça do mundo e tenho ensinado que só ele cobre a multidão dos pecados. Se nos prendemos à lei de talião, somos obrigados a reconhecer que onde existe um assassino haverá, mais tarde, um homem que necessita ser assassinado; com a lei do amor, porém, compreendemos que o verdugo e a vítima são dois irmãos filhos de um mesmo Pai. Basta que ambos sintam isso para que a fraternidade divina afaste os fantasmas do escândalo e do sofrimento.
-Ante as elucidações do Mestre, os dois discípulos estavam maravilhados. Aquela lição profunda esclarecia-os para sempre.
Tiago, então, aproximou-se e sugeriu a Jesus que proclamasse aquelas verdades novas na pregação do dia seguinte. O Mestre dirigiu-lhe um olhar de admiração e interrogou: - Será que não compreendeste? Pois, se um doutor da lei saiu daqui sem que eu lhe pudesse explicar toda a verdade, como queres que proceda de modo contrário, para com a compreensão simplista do espírito popular? Alguém constrói uma casa iniciando pelo teto o trabalho? Além disso, mandarei mais tarde o Consolador, a fim de esclarecer e dilatar os meus ensinos.
Eminentemente impressionados, André e Tiago calaram as derradeiras interrogações. Aquela palestra particular, entre o Senhor e os discípulos, permaneceria guardada na sombra leve da noite em Jerusalém; mas, a lição a Nicodemos estava dada. A lei da reencarnação estava proclamada para sempre, no Evangelho do Reino.”
Capítulos “transcendentais”
Cap. 15 – “Joana de Cusa”
Cap. 20 – “Maria de Magdala”
Cap. 30 – “Maria”
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