sexta-feira, 16 de julho de 2010

LUCAS (O Evangelho Segundo) – CAPÍTULO 4 – SEGUNDA TENTAÇÃO (Programa de 18 e 21 Julho/2010)

LUCAS (O EVANGELHO SEGUNDO), CAPÍTULO 4: VERSÍCULOS


8 Replicou-lhe Jesus: “Está escrito: [adorarás ao Senhor teu Deus, e só a Ele prestarás culto ]

. 

OUÇA NOVAMENTE O ÁUDIO DO PROGRAMA  

Clique no PLAY ("setinha") da figura abaixo:


E PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO DESSE PROGRAMA, CLIQUE AQUI
.
 Jesus usa o Deuteronômio 6:13 e 10:20 (livro de Moysés) para dar fundamentação à Sua resposta. Na condição de Mestre dos Mestres, poderia abrir mão das Escrituras, contudo, traz-nos, em figura alegórica, a importância de estarmos bem abalizados em nossas palestras, estudos, afirmações, sobretudo diante do público.

 Ademais, O Cristo elucida que toda adoração, todo culto, toda fé devem ser direcionados no sentido do Criador.

 Para compreender o sentido dessa resposta, Allan Kardec, em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, desvela-nos uma das Leis Divinas: a Lei de Adoração.

 O LIVRO DOS ESPÍRITOS - PARTE TERECEIRA – DAS LEIS MORAIS

CAPÍTULO II - DA LEI DE ADORAÇÃO

649. Em que consiste a adoração?
“Na elevação do pensamento a Deus. Deste, pela adoração, aproxima o homem sua alma.”

653. Precisa de manifestações exteriores a adoração?

“A adoração verdadeira é do coração. Em todas as vossas ações, lembrai-vos sempre de que o Senhor tem sobre vós o seu olhar.”

a) - Será útil a adoração exterior?

“Sim, se não consistir num vão simulacro. É sempre útil dar um bom exemplo. Mas os que somente por afetação e amor-próprio o fazem, desmentindo com o proceder a aparente piedade, mau exemplo dão e não imaginam o mal que causam.”

654. Tem Deus preferência pelos que O adoram desta ou daquela maneira?

“Deus prefere os que O adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que julgam honrá-Lo com cerimônias que os não tornam melhores para com os seus semelhantes.
“Todos os homens são irmãos e filhos de Deus. Ele atrai a Si todos os que lhe obedecem às leis, qualquer que seja a forma sob que as exprimam.
“É hipócrita aquele cuja piedade se cifra nos atos exteriores. Mau exemplo dá todo aquele cuja adoração é afetada e contradiz o seu procedimento.
“Declaro-vos que somente nos lábios e não na alma tem religião aquele que professa adorar o Cristo, mas que é orgulhoso, invejoso e cioso, duro e implacável para com outrem, ou ambicioso dos bens deste mundo. Deus, que tudo vê, dirá: o que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz, do que o selvagem ignorante que vive no deserto.
E como tal será tratado no dia da justiça. Se um cego, ao passar, vos derriba, perdoá-lo-eis; se for um homem que enxerga perfeitamente bem, queixar-vos-eis e com razão.
“Não pergunteis, pois, se alguma forma de adoração há que mais convenha, porque eqüivaleria a perguntardes se mais agrada a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Ainda uma vez vos digo: até Ele não chegam os cânticos, senão quando passam pela porta do coração.”

673. Não seria um meio de tornar essas oferendas agradáveis a Deus consagrá-las a minorar os sofrimentos daqueles a quem falta o necessário e, neste caso, o sacrifício dos animais, praticado com fim útil, não se tornaria meritório, ao passo que era abusivo quando para nada servia, ou só aproveitava aos que de nada precisavam? Não haveria qualquer coisa de verdadeiramente piedoso em consagrar-se aos pobres as primícias dos bens que Deus nos concede na Terra?

“Deus abençoa sempre os que fazem o bem. O melhor meio de honrá-Lo consiste em minorar os sofrimentos dos pobres e dos aflitos. Não quero dizer com isto que Ele desaprove as cerimônias que praticais para lhe dirigirdes as vossas preces. Muito dinheiro, porém, aí se gasta que poderia ser empregado mais utilmente do que o é. Deus ama a simplicidade em tudo. O homem que se atém às exterioridades e não ao coração é um Espírito de vistas acanhadas. Dizei, em consciência, se Deus deve atender mais à forma do que ao fundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário