PROGRAMA DE 11/04/2010 e 14/04/2010
2 durante quarenta dias, e tentado pelo [diabo]. Nada comeu nesses dias e, passado esse tempo, teve fome.
No programa dessa semana, analisaremos a influência do Zoroastrismo na cultura do povo Hebreu, depois da intervenção do Rei Ciro da Pérsia, assim como a inserção do conceito do diabo/arimane no Antigo Testamento.
Diabo : “diabo, espírito da mentira, caluniador”, tomado pela língua da Igreja, em Tertuliano (c155-c222). Tertuliano (Cartago, 155-222) é um dos mais importantes escritores eclesiásticos da Antiguidade.
Demônio (Houaiss): gr. daímón,onos, 'divindade, gênio, espírito.
Estudo apresentado pelo Prof. Severino Celestino da Silva, da Universidade Federal da Paraíba, UFPb, docente das Cadeiras de ciências das religiões, grego, hebraico.
Seus livros são: "ANALISANDO AS TRADUÇÕES BÍBLICAS", "O SERMÃO DO MONTE" e "BERESHIT. Editora IDÉIA
Seu programa de TV, http://www.tvmundomaior.com.br/abrindoabiblia
NO ANTIGO TESTAMENTO, DESDE A GÊNESE (DE MOISÉS) ATÉ O LIVRO DE JÓ O DIABO NÃO APARECE, POR CONSEGUINTE, NÃO FAZIA PARTE DA CULTURA DA CIVILIZAÇÃO HEBRÉIA, TENDO SIDO INSERIDO POSTERIORMENTE. POR EXEMPLO, MOISÉS NÃO FALOU EM DIABO, COM RELAÇÃO AO “PECADO ORIGINAL”. QUEM TENTA ADÃO À COMER A MAÇÃ É UMA SERPENTE, E NÃO SATANAZ.
CONTEXTO HSITÓRICO, CULTURAL E RELIGIOSO:
OS HEBREUS FORAM DOMINADOS PELOS BABILÔNIOS EM TORNO DO ANO 587 ac.
O POVO FICA SOB A DOMINAÇÃO DE NABUCONONOSOR.
NO ENTANTO, OS BABILÔNIOS SÃO DERROTADOS PELO REI CIRO, DA PÉRSIA, EM 538AC, QUE LIBERTA O POVO HEBREU.
ALÉM DE LIBERTAR OS HEBREUS DO CATIVEIRO, O REI CIRO DEVOLVE OS TESOUROS ROUBADOS DO TEMBLO DE JERUSALÉM, E ORDENA-OS QUE RECONSTRUAM SEU TEMPLO.
POR ESSA RAZÃO, CIRO PASSA A SER ADMIRADO E RESPEITADO PELO POVO HEBREU. NESSE CONTEXTO HISTÓRICO, HOUVE UMA ASSIMILAÇÃO DA CULTURA PERSA, ESPECIALMENTE DO ZOROASTRISMO.
O zoroastrismo, também chamado de masdeísmo, é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético. De acordo com os historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Tem seus fundamentos fixados no Avesta e admite a existência de duas divindades (dualismo), representando o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã), de cuja luta venceria o Bem.
Arimã, ou Arimane para os seguidores do zoroastrismo, é o nome do senhor das trevas.
Em oposição a seu irmão, Aúra-Masda, Arimã deseja levar os homens à devassidão e corrupção. Ele é o senhor das trevas que cegam os homens que buscam a verdadeira visão - seus métodos são vis e enganadores, ele corrompe os homens com desejos que os desviam da "trilha verdadeira". Ele é o senhor de todos os Devas (deuses malignos), e os utiliza em todos os seus propósitos malignos.
Exemplo da influência do Zoroastrismo:
A BÍBLIA – ANTIGO TESTAMENTO - 2º Samuel : 24
ANTES DA DOMINAÇÃO – 1.000 AC
1 - A ira do Senhor tornou a acender-se contra Israel, e o Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
A BÍBLIA – ANTIGO TESTAMENTO – DEPOIS DA DOMINAÇÃO DOS BABILONIOS – 1º Crônicas : 21
1 - Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel.
SATÃ EM HEBRAICO SIGNIFICA “OPOSITOR”.
Exemplo em Mateus 16:23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.
EXEGESES DE ALLAN KARDEC
A GÊNESE CAP XIII
16. Admitindo-se que Deus tenha, por motivos que não podemos avaliar, derrogado acidentalmente as leis que ele estabeleceu, essas leis não são mais imutáveis; mas, pelo menos é racional pensar que só ele tem esse poder. Não se poderia admitir, sem lhe negar a onipotência, que seja dado ao espírito do mal desfazer a obra de Deus, fazendo, de sua parte, prodígios para seduzir até mesmo os eleitos, o que implicaria a idéia de um poder igual ao de Deus, contudo, é o que ensinam. Se Satanás tem o poder de interromper o curso das leis naturais, que são obra divina, sem a permissão de Deus, ele é mais poderoso do que Deus, logo Deus não tem a onipotência, e se Deus, como pretendem, delega esse poder a Satanás para induzir mais facilmente os homens ao mal, Deus não teria a soberana bondade. Tanto em um como em outro caso ocorre a negação de um dos atributos sem os quais Deus não seria mais Deus.
A GÊNESE CAP XIV
12. Assim, tudo se liga, tudo se encadeia no Universo; tudo está submetido à grande e harmoniosa lei de unidade, desde a materialidade mais compacta até a mais pura espiritualidade. A Terra é como um vaso de onde escapa uma fumaça densa que vai se aclarando, à medida que ela se eleva, e cujas partes rarefeitas se perdem no espaço infinito.
A potência divina refulge em todas as partes desse grandioso conjunto e, no entanto, queriam que, para melhor atestar o seu poder, Deus, não satisfeito com o que fez, viesse perturbar essa harmonia! Que se rebaixasse ao papel de mágico por efeitos pueris, dignos de um prestidigitador! E ainda ousam, por acréscimo, dar-lhe o próprio Satanás como seu rival em habilidade! Em verdade, jamais se poderia amesquinhar mais a majestade divina, e ainda se admiram do progresso da incredulidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário