sábado, 27 de março de 2010

LUCAS - CAPÍTULO 4 - INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO


 Conforme encontraremos no livro PAULO E ESTEVÃO, de Emmanuel/Chico Xavier, Lucas foi enviado por Paulo – que se encontrava numa prisão em Cesaréia - para Éfeso, a fim de efetivar o antigo projeto de Paulo, e escrever um evangelho:

“À vista disso, embora respeitado pela franqueza e lealdade, Paulo houve de amargar dois anos de reclusão em Cesaréia, tempo esse aproveitado em relações constantes com as suas igrejas bem-amadas. Inumeráveis mensagens iam e vinham, trazendo consultas e levando pareceres e instruções.

A esse tempo, o ex-doutor de Jerusalém chamou a atenção de Lucas para o velho projeto de escrever uma biografia de Jesus, valendo-se das informações de Maria; lamentou não poder ir a Éfeso, incumbindo-o desse trabalho, que reputava de capital importância para os adeptos do Cristianismo, O médico amigo satisfez-lhe integralmente o desejo, legando à posteridade o precioso relato da vida do Mestre, rico de luzes e esperanças divinas.

Terminadas as anotações evangélicas, o espírito dinâmico do Apóstolo da gentilidade encareceu a necessidade de um trabalho que fixasse as atividades apostólicas logo após a partida do Cristo, para que o mundo conhecesse as gloriosas revelações do Pentecostes, e assim se originou o magnífico relatório de Lucas, que é — Atos dos Apóstolos.”

Livro “PAULO E ESTEVÃO “ – capítulo “O Martírio em Jerusalém”- Emmanuel/Francisco Cândido Xavier

 Lucas procedeu, pois, a uma averiguação, conversando com a Mãe de Jesus, com testemunhas oculares, agregando as informações investigadas aos ensinos que já houvera obtido com Barbabé, Simão Pedro, João, Filipe, e próprio Paulo.

 Nenhum deles presenciou o período de retiro de Jesus no deserto da Judéia. Toda informação viera da tradição oral, a partir da qual fora compilada nos evangelhos.

 Pela simbologia que trazem, e lições importantes, Lucas julgou necessário inseri-las em seus relatos.

 Lucas fizera uma HARMONIZAÇÃO dos conteúdos que estão nos relatos de Marcos (40 dias de tentações), e Mateus (três tentações após 40 dias de jejum)







Imagens das ruínas de Cesaréia Marítima (dias auais), sede do governo Romano na Província da Judéia ao tempo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário